Programa Mindful Eating

 


Viver uma vida plena comendo conscientemente

O curso de Mindful Eating/ Viver uma vida plena comendo conscientemente, é um programa de 8 sessões (1 vez x semana, 3h) baseado nas práticas de atenção plena, que se concentra em ajudar a restabelecer um relacionamento saudável e feliz com a comida e a alimentação. Este programa foi criado por Jan Chozen Bays (pediatra e autora do livro Mindful Eating: Re-descobrir um relacionamento feliz e saudável com a comida) e a psicóloga Char Wilkins.

O relacionamento que desenvolvemos com a comida reflete as nossas atitudes mediante o nosso ambiente, bem como connosco próprios. Como prática, o Mindful Eating pode-nos levar a uma consciência das nossas atitudes, pensamentos, emoções e motivações relacionadas ao ato de comer, como um vislumbre da génese da nossa saúde e a correspondente satisfação e gratificação.  Ao contrário da dieta, o Mindful Eating não se foca nas restrições ou no peso, não impõe regras, mas sugere processos de exploração que facilitam o desenvolvimento da consciência que resulta durante o consumo da comida, através do respeito e escuta da nossa sabedoria interior.

Como todos os programas baseados em Mindfulness, o Mindful Eating tem como objectivo ajudar as pessoas a encontrar um equilíbrio na própria vida, e como tal, a tornarem-se mais ternas, compassivas consigo próprias e com os outros.

Comer com atenção plena
• Nutre não só o corpo, mas também o coração;
• Promove a compreensão das nossas verdadeiras necessidades;
• Ajuda a tomar consciência dos nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas relacionadas à alimentação;
• Ajuda-nos a despertar a nossa inata sabedoria relacionada a fome e a saciedade, tal como a eliminar padrões de controle externos;
• Permite-nos fazer escolhas mais saudáveis e não, como no caso das dietas, promover sentimentos de privação ou restrição;
• Ajuda à aceitar e equilibrar a nossa vida em geral;
• Oferece a possibilidade de se libertar de padrões reativos não saudáveis.

Conteúdos do curso
Sessão 1: O que é Mindfulness e como aplicá-lo à comida
Sessão 2: Slowing Down: a pausa e a fome
Sessão 3: Saciedade e Satisfação
Sessão 4: Identificar padrões de condicionamento relacionados com o acto de comer
Sessão 5: Emoções e consciência corporal
Sessão 6: Os alimentos e o humor
Sessão 7: Craving: desejar a comida ( e não só) de forma obsessiva
Sessão 8: A fome do coração

Vagas limitadas ao máximo de 12 pessoas. Pretende-se com este limite possibilitar um acompanhamento personalizado e individual ao longo de todo o curso, de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de atenção plena e a sua aplicação no dia-a-dia.
A eficácia do programa requer um certo empenho para manter a prática de Mindfulness viva entre uma sessão e a outra.
Além de vários suportes didáticos, são oferecidas gravações para apoiar a prática pessoal de cada participante.

Mais do que um conhecimento teórico, este curso é uma prática que desenvolve a atenção plena, reduzindo a ansiedade e o stress.